DAMIÃO RODRIGUES, Dr. JOSÉ. Universidad de Lisboa.

JOSÉ DAMIÃO RODRIGUES é Professor Auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), instituição da qual é Subdirector, sendo igualmente Director do Mestrado em Estudos Brasileiros.


É doutorado em História pela Universidade dos Açores (2001), onde foi professor (1988-2013). Participou e participa em vários projectos de investigação nacionais e internacionais, com especial incidência no mundo atlântico. Foi membro do Editorial Board da Série “European Expansion and Indigenous Response”, publicada pela editora Brill. Trabalha prioritariamente temas relacionados com história dos impérios, história do Atlântico, história social das elites, história e cultura política no espaço atlântico no período moderno (c. 1500-c. 1820). Em termos de investigação, estuda as dimensões políticas e sociais do governo urbano nas cidades atlânticas e a questão dos reformismos de Setecentos e inícios de Oitocentos numa perspectiva de história comparada, de forma a dialogar com outras historiografias na linha das connected histories e procurando perceber como é que os reformismos setecentistas contribuíram — ou não — para a politização das sociedades e das identidades nos espaços imperiais do Atlântico português e ibérico.


Tem bibliografia publicada em Portugal, Espanha, França, Brasil, Colômbia e Estados Unidos da América, com destaque para os livros
- como autor, Histórias Atlânticas: os Açores na primeira modernidade, Ponta Delgada, CHAM, 2012;
- como co-autor (com João Paulo Oliveira e Costa e Pedro Aires Oliveira) História da Expansão e do Império Português, Lisboa, A Esfera dos Livros, 2014;
- como editor, O Atlântico Revolucionário: circulação de ideias e de elites no final do Antigo Regime, Ponta Delgada, CHAM, 2012.